A Lenda dos Sidhe na cultura celta

 A Lenda dos Sidhe


Os Sidhe, (também conhecidos por "shee") são seres mágicos da mitologia celta, conhecidos como os "povos das colinas".

Eles são considerados os antigos habitantes da Irlanda, que foram expulsos para o subterrâneo (ou o "Outro Mundo" ou "Outra Terra") pelos invasores celtas e nórdicos.

Dizem que habitam um reino mágico invisível aos olhos humanos. Eles são conhecidos por sua habilidade de manipular a natureza e controlar as forças da vida e da morte.

Os Sidhe são descritos como seres belos, imortais e poderosos, com habilidades impressionantes, como a capacidade de curar, transformar-se em animais ou em outras formas, e controlar o tempo e o clima.


Eles também são conhecidos por serem altamente orgulhosos e sensíveis à honra, podendo se vingar cruelmente daqueles que os ofendem ou desrespeitam.

Na mitologia irlandesa, os Sidhe são muitas vezes associados a reis e rainhas, e alguns dos mais famosos são os Tuatha Dé Danann, uma raça de deuses que governou a Irlanda antes da chegada dos humanos.

Também, são frequentemente retratados em contos populares e lendas como figuras misteriosas que oferecem ajuda ou realizam desejos em troca de um preço alto, geralmente a alma do solicitante.

Várias lendas contam que eles costumavam sequestrar humanos, especialmente crianças, e levá-los para o subterrâneo para serem criados como seus próprios filhos.


Os celtas acreditavam que os Sidhe podiam ser evocados por meio de rituais especiais, mas que isso poderia ser perigoso, já que eles não gostam de ser incomodados pelos humanos e podem responder com atos de vingança.

A lenda dos Sidhe continua a ser uma parte importante da mitologia celta e é frequentemente associada às tradições populares da Irlanda e outros países celtas.

Muitas pessoas ainda dizem que eles existem e que tiveram algum tipo de experiência com os Sidhe.

As lendas falam da capacidade que eles têm de interagir com o mundo humano de formas mágicas e misteriosas.

Os Sidhe são frequentemente associados a seres do folclore como fadas, elfos e gnomos, mas eles têm suas próprias características distintas e são considerados como uma espécie única na mitologia irlandesa. 

Eles são geralmente descritos como seres imortais e sobrenaturais que habitam esse mundo invisível e mágico, mas são diferentes das fadas, elfos e gnomos em termos de aparência, personalidade e poderes.

As fadas, por exemplo são, muitas vezes, tipicamente retratadas como seres pequenos, com asas e poderes mágicos.

Os elfos são conhecidos por suas habilidades em arco e flecha e por sua beleza etérea. 

Já os gnomos são geralmente associados à terra e são descritos como seres pequenos e barbudos que vivem em tocas e são habilidosos em trabalhos manuais.

Os Sidhes, por outro lado, são retratados como seres imponentes e poderosos, com habilidades mágicas impressionantes e um senso de orgulho e honra altamente desenvolvidos. 

Embora tenham algumas semelhanças com outras criaturas do folclore, os Sidhes são considerados únicos em sua própria categoria.




Você conhecia essa parte da cultura celta?



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deusa Celta Morrigan

As Lendas das Quatro Cidades Míticas Celtas

Beltane: Celebrando a Renovação da Natureza