A Lenda Celta de Boudicca

A Lenda de Boudicca



Apesar de algumas vitórias iniciais, a rebelião de Boudicca aBoudicca, também conhecida como Boadiceia ou Boadicea, foi uma rainha celta da tribo icena que liderou uma rebelião contra a ocupação romana da Grã-Bretanha em 60-61 d.C. Segundo a lenda, Boudicca liderou um exército de mais de 100.000 guerreiros celtas contra as forças romanas, após ter sido injustiçada pelos romanos que a agrediram e abusaram de suas filhas. 
Sua revolta começou na cidade de Camulodunum (atual Colchester) e se espalhou rapidamente para outras cidades romanas, incluindo Londínio (Londres) e Verulâmio (St. Albans). Durante a revolta, Boudicca e seus seguidores mataram milhares de romanos e destruíram várias cidades. Acabou sendo esmagada pelos romanos, que enviaram uma grande força liderada pelo general Suetônio Paulino para confrontar os celtas. 
Em uma batalha final perto de Watling Street, os romanos conseguiram derrotar os celtas e mataram milhares deles, incluindo muitos dos seguidores de Boudicca. Segundo a lenda, Boudicca teria se suicidado bebendo veneno para evitar ser capturada pelos romanos.

A história de Boudicca e sua rebelião é considerada uma das mais emblemáticas da resistência celta contra a dominação romana na Grã-Bretanha. Ela é frequentemente lembrada como um símbolo de bravura e determinação na luta contra a opressão.




A lenda de Boudicca é contada há muitos séculos e continua sendo considerada uma das maiores heroínas celtas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deusa Celta Morrigan

As Lendas das Quatro Cidades Míticas Celtas

Beltane: Celebrando a Renovação da Natureza