A Lenda dos Fir Gorm da Escócia
Os Fir Gorm, ou FirGhorma, são figuras lendárias da Escócia que habitam as águas costeiras entre as ilhas interiores e exteriores das Hébridas, conhecidas como Minch.
Esses seres fascinantes são conhecidos por sua pele azulada, e há quem diga que eram descendentes de focas.
O termo gaélico escocês fir ghorma, que significa "homens azuis".
Os Blue Men têm o poder de controlar o clima na região e influenciam o tráfego marítimo, tornando-se uma figura muito respeitada e temida pelos marinheiros locais.
Mesmo em dias calmos, as águas do Minch podem ficar turbulentas devido à presença dos Blue Men, que nadam em suas profundezas e agitam as correntes.
O Minch é muitas vezes chamado de Corrente dos Homens Azuis ou Corrente da Destruição, pois suas águas são altamente imprevisíveis e perigosas.
É por isso que os marinheiros são advertidos a serem perspicazes e astutos ao navegar nessas águas, pois os Blue Men são conhecidos por desafiar e testar os capitães com suas rimas poéticas. Se o marinheiro não conseguir responder com uma estrofe adequada, o barco pode ser virado e capotado.Alguns estudiosos dizem que a origem dos homens azuis do Minch pode estar alternativamente relacionada com as palavras "pessoas tatuadas" ou, mais especificamente os pictos, um povo celta que vivia na Escócia durante a época medieval e que desenvolveu a sua própria língua escrita há 1,7 mil anos atrás. Picti em latim significa "pessoas pintadas".
Muitos acreditam que se eles fossem vistos cruzando a água em barcos semelhantes aos caiaques dos finlandeses, poderia ser vista pelos marinheiros apenas a parte superior do corpo saindo da água e provavelmente ela estaria "pintada" e daria a impressão que eles eram azuis.
Há ainda quem acredite que a lenda surgiu porque, por volta do século IX, os vikings levaram escravos que haviam capturado para a Irlanda.
Os vikings passavam os meses de inverno perto das Ilhas Shiant, na Escócia e muitos atribuem a história dos homens azuis a "escravos estrangeiros abandonados" e eles tinham a pela mais escura por serem ou mouros ou africanos.
Os Fir Gorm são um exemplo fascinante da rica tradição folclórica celta, e são uma parte importante da história e da cultura marítima da Escócia.
Você conhecia essas figuras das lendas escocesas?
Comentários
Postar um comentário