Feliz Solstício de Verão e de Inverno

Hoje acontece o Solstício de Inverno no Hemisfério Norte e o Solstício de Verão no hemisfério Sul


Pela tradição celta druídicas (Escolas dos Druidas) acontecem as bênçãos de Alban Hefin para todos no Hemisfério Sul e, as bênçãos de Alban Arthan para todos no Hemisfério Norte.

Alban Hefin é um festival celta que celebra o solstício de verão. O solstício de verão é o dia mais longo do ano no hemisfério sul, e ocorre entre os dias 21 e 22 de dezembro no sul. 




























Também é chamado de Litha em outras escolas.


Este é um lindo Festival celta que celebra o apogeu do Sol realizado no Hemisfério Sul em 21 de dezembro e no hemisfério norte em 21 de junho. 


Em galês este festival é conhecido como Alban Hefin ou a Luz do Verão, marcando o êxtase máximo da união sagrada, onde o poder da criação está mais ativo e o Sol está mais próximo e forte, deixando a natureza plena de luz e magia. 


Esta é a fase em que os dias começam a ser mais longos no ano, pois o grande astro reina por mais horas no céu, iluminando a face da terra, germinando e energizando toda a biodiversidade do planeta. 


Este é o momento em que as antigas tradições  homenageiam o Sol, dançando com tochas e pulando fogueiras feitas com gravetos de Abeto e Carvalho, duas árvores consideradas mágicas desde nossos ancestrais pré-celtas, ritualisticamente reivindicando a purificação, a fertilidade, a saúde e o amor.


Alban Arthan

Alban Arthan é um festival celta que celebra o solstício de inverno. 


O solstício de inverno é o dia mais curto do ano no hemisfério norte, e ocorre no dia 21 de dezembro, no Hemisferio Norte e 21 de junho, no Hemisferio Sul. 


Ritual de Solstício de Inverno: momento de renascer


Também conhecido como o Rito de Yule, em outras escolas, desperta coragem para superar obstáculos e pode promover limpeza de energias.


O Solstício de Inverno, celebrado entre 20 e 25 de junho no hemisfério sul e entre 20 e 25 de dezembro no hemisfério norte, é o momento em que a luz do sol incide com menor força no hemisfério em questão, marcando o pico do inverno.


O Solstício de Inverno marca o dia mais curto do ano e, consequentemente, a noite mais longa do ano.


É tempo de ir para dentro.



Feliz Alban Hefin! Feliz Alban Arthan!


Jornada Celta


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deusa Celta Morrigan

As Lendas das Quatro Cidades Míticas Celtas

Beltane: Celebrando a Renovação da Natureza