Equinócio de Outono no Sul

   Inicio do Equinócio de Outono no Sul e seu ritual

A beleza dos tons dourados mostra a chegada do belo Outono.

O Hemisfério Sul (HS) passa pelo equinócio de outono à 6:01 do dia 20 de março de 2025, pelo horário de Brasília. No mesmo horário, o Hemisfério Norte (HN) passará pelo equinócio da primavera.
A palavra “equinócio” (aequinoctium) vem do latim aequus (igual) e nox (noite): noites iguais.
O equinócio de outono é chamado de Elban Elfed pelos druidas e de Mabon pelos pagãos.
O dia do equinócio é o dia do ano em que o número de horas com sol é igual ao número de horas sem sol, ou noite. O dia e a noite têm o mês número de horas.
A medida que avançamos para o meio do ano, para o inverno, as noites ficam mais longas e os dias mais curtos. No verão é o contrário: dias longos e noites curtas.

Elban Elfed ou Mabon
O Ritual de Outono
No calendário celta, existem oito rituais sagrados de luz durante o ano.
Cada um deles está conectado a uma energia diferente da Mãe Terra.
O ritual de Outono, é o período de equilíbrio para agradecer, meditar e ficar mais introspectivo.
O ritual de Outono, também é conhecido como: Equinócio de Outono, Sabbat de Outono, Colheita do Vinho, Festival da Cornucópia, Segunda Colheita.
Para os druidas é chamado de Alban Elfed.
Equinócio do Outono marca o momento em que a trajetória do Sol cruza a linha do Equador, e o dia e e a noite têm exatamente a mesma duração. A partir desse momento tem início a estação do Outono.
Amplamente venerado e respeitado pelas Civilizações Antigas, hoje em dia o Equinócio de Outono passa despercebido para muitas pessoas que desconhecem a sua importância e o seu significado.
No entanto, este momento cósmico marca uma viragem energética, e por esse motivo é importante alinhar-se com a sua energia própria.
Equinócio de Outono celebrava-se a colheita, pois coincide com o final do Verão e com o momento em que os últimos frutos estão prontos a ser colhidos para preparar o Inverno que em breve chegará.
Nesse período especial do ano entre em harmonia com os ritmos do Universo.
Faça algo que tenha significado para você, sozinho ou com as pessoas que mais ama.
Assim como faziam os povos antigos, reverencie a Natureza prestando-lhe a devida homenagem, faça pausa para sentir a energia do Universo e entre em sintonia com ele.
Celebre Mabon ou Alban Elfed, o Equinócio de Outono
Dê as boas-vindas ao outono!
É um momento perfeito para homenagear esta transição sazonal com rituais conscientes e significativos.
O outono é uma estação de mudança, reflexão e gratidão, e não há melhor maneira de recebê-lo do que participando de rituais que nos conectam com a natureza, com nós mesmos e com o mundo em mudança que nos rodeia.
Rituais para celebrar o Equinócio de Outono e dar as boas-vindas ao outono:
Queime velas para trazer luz: Acenda
uma vela e deixe seu brilho quente iluminar seu espaço. Tome cuidado com o espaço onde acende velas.
Escreva uma carta de gratidão
Reserve um momento para escrever uma carta sincera de gratidão a alguém que desempenhou um papel significativo em sua vida. Expresse sua gratidão e diga a eles o quanto eles significam para você.
Crie uma jarra de gratidão
Durante o outono, encha uma jarra com notas de gratidão pelas bênçãos em sua vida. Quando o inverno chegar, leia cada nota e queime-a como símbolo de liberação ou guarde-a como um lembrete da abundância em sua vida.
Realize um ritual de gratidão
Faça uma fogueira ou crie seu próprio ritual de velas em quatro etapas fáceis : escreva o que você é grato em um pedaço de papel, leia em voz alta e queime o papel usando uma vela ou fogueira, entregando sua gratidão ao Universo e à Mãe Natureza.
Realize um Ritual de Liberação
Assim como as árvores liberam suas folhas no outono, nós também podemos nos beneficiar ao abrir mão daquilo que não nos serve mais.
Escreva notas de coisas que quer liberar e queime com cuidado, entregando à Terra o que não deseja mais em si é em sua vida.


Organize um altar de outono
Crie um espaço especial em sua casa para homenagear o Equinócio de Outono e o próximo outono. Decore seu altar com símbolos da estação, como folhas, bolotas e pinhas.
Decore sua casa
Traga a beleza do outono para dentro de casa, decorando sua casa com toques sazonais. Se você tem uma decoração de outono, agora é o momento perfeito para tirar a poeira e infundir o calor do outono em seu espaço. Decorar sua casa para o outono é uma experiência deliciosa, e acender velas de outono pode levá-la ao próximo nível, envolvendo todos os seus sentidos. Poderá usar as cores do Outono, dourado, tons terra, amarelos, cobre, marrom.
Diário
Passe algum tempo escrevendo em seu diário. Você pode relembrar suas experiências de verão, refletir sobre as mudanças que sente com a mudança das estações, contemplar o que está pronto para liberar ou expressar gratidão pelas bênçãos em sua vida.
Passe algum tempo na natureza
Conecte-se com o mundo natural passando algum tempo ao ar livre.
Visite um parque local: sempre encontrará ideias divertidas e fora do normal em locais na natureza.
Cozinhe com vegetais da estação
Comemore a colheita do outono preparando refeições com vegetais da estação. É uma forma saudável de honrar a nossa ligação com a natureza e saborear os sabores da estação.
Aproveite sua bebida favorita de outono
Seja um café com leite com especiarias, cidra de maçã ou cerveja de abóbora, delicie-se com sua bebida favorita de outono e saboreie os sabores aconchegantes da estação.
Organize uma celebração sazonal
Convide amigos e familiares para uma reunião sazonal. Prepare um menu com pratos inspirados no outono ou organize um encontro com o tema da colheita de outono.
Desfrute de comidas e bebidas outonais, faça uma fogueira e não se esqueça de esculpir ou decorar abóboras juntos.
Abrace a magia do Equinócio de Outono e do outono com estes rituais significativos ou crie os seus
Isso permite que você se conecte com o mundo em mudança ao seu redor, expresse gratidão e receba a beleza do outono em seu coração e em sua casa.
Feliz Outono no Sul! Feliz Alban Elfed no Sul!


Ver insights e anúncios
Todas as reações:
5

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deusa Celta Morrigan

As Lendas das Quatro Cidades Míticas Celtas

Beltane: Celebrando a Renovação da Natureza