Ilha de Man, Mar da Irlanda, Reino Unido... um pouco mais... Port of Erin e outros
A linda natureza e os lugares com enorme influência da cultura celta na Ilha de Man.
A Ilha de Man é uma ilha britânica com uma natureza lindíssima que fica no meio do Mar da Irlanda, a 180 kms de Dublin, na Irlanda,149 kms da Inglaterra e 200 km da Escócia. A Ilha mede aproximadamente 22 km de largura, 52 km de comprimento e tem uma extensão de 572 km².
Tem uma forte influência cultural dos celtas e dos vikings que é bem marcada em várias partes da Ilha.
Pode-se viver na ilha uma aventura em busca das cruzes celtas espalhadas por várias partes, ou ainda, juntar-se à tripulação de um navio viking de com seu poder descobrir como era a vida em uma casa Viking, sem falar da corrida de barco que acontece uma vez por ano.
Pude assistir muitos pores do sol, os mais lindos que já vi!
A paisagem muda em uma velocidade incrível, assim como as nuvens, que têm uma forte tendências a criar desenhos ou ficarem arrendondas. Postarei várias fotos aqui. O clima também muda, pelo menos no verão que foi a estação onde passei mais tempo :)
Vi o calçadão celta de Port Erin e seus belos pores de sol que posto aqui alguns.
Descobrir as magníficas cruzes de pedras espalhados pela Ilha de Man de e ouvir algumas das histórias e algo que eu adorei fazer. Explorei vários locais da Ilha, onde pude conhecer seus castelos, seguir caminhos linfos nos Glens (uma espécie de parques naturais, super lindos e bem cuidados, com proteção ambiental) ou ainda, descobrir localizações das lindas cruzes celtas, nos Parishes (comunidades próximas das muitas Igrejas) O idioma oficial da Ilha é o Inglês, mas o idioma original é o Manx, e o mar é obviamente de muita importância para a vida das pessoas na Ilha de Man.
Durante minha viagem, percebi um encontro interessante com o
passado, mas que está presente o tempo todo na vida das pessoas, mesmo quando
elas já nem percebem isso. Por exemplo, informações locais estão a maioria das vezes escritas em Inglês e em Manx.
A Ilha de Man passou por muitas conquistas e já era habitada desde 6500.A C.e recebeu a influencia celta desde o século V d.C. Os vikings estabeleceram-se na Ilha de Man no final do século VII. O Reino nórdico de Mann e Ilhas Hébridas foi criado por Godred Crovan em 1079. Esse reino foi separado em 1164 em Reino das Hébridas e Reino de Mann, sob domínio norueguês[3]. Em 1266, pelo Tratado de Perth, o rei Magno VI da Noruega cedeu as ilhas à Escócia. A Ilha de Man passou para controle inglês no século XIV e para a Coroa Britânica em 1765.
As duas áreas montanhosas são divididas por um vale central. O extremo norte da ilha é excepcionalmente plano. O ponto mais alto, o Snaefell, localiza-se na zona norte e atinge os 621 m e tem uma vista maravilhosa, quando não está coberto pelo fog (nevoeiro :)
O clima é temperado marítimo, com verões que são moderadamente quentes e mais secos e invernos suaves e mais úmidos. Eu tive a sorte de ir em uma época de bom tempo.
A população é de 80 058 habitantes (censo interino de 2006), o que dá uma densidade de 140 pessoas por km². Menos de metade (47,6%) da população atual nasceu na ilha.
Em torno da Ilha estão pequenas ilhas como Calf of Man, St Patrick e St Michael estão localizados.
Com uma forte influência celta, encontrei coisas
interessantes, mas também vi a preservação da memória Viking por aqui. Ouvi
histórias sobre fadas, sobre Deusas Celtas, sobre Deuses Vikings e sobre
algumas lendas e superstições que falarei em outros posts
A cultura da Ilha de Man é fortemente influenciada pelas suas origens célticas e nórdicas e é uma das nações célticas modernas e está integrada na Liga Céltica.
Uma das atrações da Ilha de Man é a corrida de motocicletas mais perigosa do mundo, que atrai apaixonados por motos do mundo todo. Mas para mim, o que me atrai é a forte cultura celta.
Essa influência celta está muito presente ainda nos
dias de hoje em alguns dos locais que tive a felicidade de visitar e que demonstro em fotos abaixo e nos futuros posts.
Com uma natureza linda, muito verde, caminhos incríveis, é uma ilha super bem cuidada e que vale a pena conhecer.
Vou postar muitas fotos dos meus caminhos celtas na Ilha de Man aqui neste blog.
Comentários
Postar um comentário